Morangueiro Suiço

De uma escapadela à suiça, mais propriamente a uma pequena localidade perto de Biel/Bienne…fiquei alojada numa casa de campo de um casal fantástico.

Longas foram as nossas tertúlias de partilha de costumes e horticulturas portuguesas e suiças🙂.

Um dia a senhora, foi me mostrar, uma planta que apanhavam selvagem, para uns dos seus tipicos pratos de “appetizer” dizia a senhora com seu sotaque mais para a parte alemã da suiça…uma pequena entrada de queijo com uma erva com  sabor de limão…e enquanto estava-mos a apanhar a dita erva…pergunto para um manto de folhas que não em eram estranhas….o que é?

morangos responde…MORANGOS?assim pelo prado todo? começei a andar em bicos de pé, com medo de estragar a planta e fiquei maravilhada com tal planta….

bem, o certo é que a senhora, perguntou quer levar? claroooo que sim, respondi…e foi uma aventura trazer 4 pés de morangos selvagens suiços do quintal dela, até Portugal.

Eles chegaram…depois foi pensar como conseguir que se adaptassem ao nosso clima, uma das plantas já vinha em flor, a senhora disse-me para por pouca terra. Pensei, como elas vêm de um manto coberto e enriquecido de folhas, resolvi, plantar numa terra fofa com folhas de arvores secas cortadas aos pedaços, para caber num vaso.

ora isto tudo foi em abril…e o resultado?

foi fantástico, até agora estão a se aguentar, já deram pequenos morangos, com sabor diferente, como um pouco de morango, um pouco de framboesa.  E já descobri como elas rapidamente se propagam pelos prados…

começaram a lanchar guias e dessas guias nasceram novas plantas, quando as coloquei em terra, um pouco do método da propagação por mergulhia, mas o giro, é que a guia só quando começa a ter uma folha é que posso por na terra, a ganhar raiz, de outra forma não ganha. Agora tenho muitas plantas de morangueiros🙂

Bem sei que é uma planta não do nosso habitat, por isso, está restrita aos vasos, não intenciono contribuir para mais uma espécie intrusa no nosso frágil ecossistema.

Bem aqui ficam algumas fotos, e o link do alojamento do casal, para quem sabe, alguém quiser dar lá um salto…vale a pena.
http://www.lonywood.ch/index.html

Os morangueiros

mini morangos

A guia do morangueiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s