Lentilhas germinadas: comer e plantar

Depois de ter posto lentilhas verdes de molho, de um dia para outro, supostamente para uma bela sopa…pensei…porque não tentar germina-las para fazer uns belos rebentos para salada?

E assim foi, escoei a primeira água de molho, deixas ficar com apenas humidade, tapei-as com um pano por cima. Fui repetindo todos os dias, passar por água, tapar  e …puff! Fizeram-se em rebentos. Percebi que não era assim tão difícil de germinar. Claro a temperatura do local e a qualidade das sementes vai variar a velocidade da germinação, mas nada como experimentar.

O entusiasmo era tanto de ter conseguido, que deixei as crescer….a um ponto que estavam tantas sementes germinadas, com um emaranhado de raízes…

E agora? tinha em minha posse tanta vida verde, que decidi experimentar e planta-las.

Deparei-me rapidamente com um problema, falta de espaço para tanta futura planta. Decidi plantar então algumas, em vasos cá por casa e o resto oferecer.

Primeiro tentei o método de separar com cuidado do emaranho de raízes e dispor uma a uma na terra.

Segundo tentei abrir espaços contínuos paralelos no vaso (desculpem mas meus termos agrónomos não são os melhores), distribuir os  rebentos e tapa-los.

Apercebi-me que o primeiro método é muito trabalhoso e nada fácil, além de que a lentilha assim germinada, as raízes são muito frágeis, acabando-se por partirem com facilidade, mesmo que a terra seja fofa, porque tenho que os enterrar com mais profundidade. E uma semana depois os rebentos sozinhos parecem muito frágeis, assim isolados.

Já o segundo método proporcionou poucas dores de costas🙂, estou a brincar, mas sim acaba por ser mais fácil, para quem tem tempo cronometrado, além de dispor-se mais rebentos, a uma profundidade mais estável e mais juntos parecem conseguir desenvolverem-se melhor.

E  é verdade, a terra que utilizei foi uma que já tinha em casa de plantações anteriores, com novo húmus misturado, poucochinho, porque pelo que sei, estas plantas vão ajudar a enriquecer o solo para as futuras plantações.

Mas sem duvida para plantar lentilhas ou outras leguminosas, eu acho que é melhor sem duvida por de molho, depois apenas deixar germinar um pouco a semente, tipo quase só a se ver a ponta da raiz  e depois terra com ela! Para comer têm um sabor muito forte e pode ser não agradável para paladar de muitos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

8 thoughts on “Lentilhas germinadas: comer e plantar

  1. Inês G diz:

    Que engraçado, aconteceu-me exactamente o mesmo! Pus de molho para cozê-las, não as usei e decidi experimentar germiná-las, como eram demais quando dei por elas estavam enormes e com raízes! Comecei hoje a experimentar plantá-las. Comecei por separá-las, mas acho que o resto vou enterrar tudo junto. Como lhe correu? Tem lentilhas este ano?😉 Saudações!

    • Seruda diz:

      Olá, sim tenho lentilhas, elas secaram e tive a retirar as sementes, dá muito trabalho é certo. Aconselho sem duvida é que fiquem mais ou menos espaçadas, mas não precisa de plantar uma a uma. Porque elas iram se expandir, mas ficaram rasteiras. Boa sorte!

  2. Nelson Magalhaes diz:

    Pois é : já procurei semente de lentilha em vários locais e não existe em lugar nenhum para vender. Na internet se encontra muitas informações a respeito de plantio e de nutrição, mas nada de onde se compra as sementes. Vou esperimentar as sementes que se vendem para comer e ver se germinam normalmente.
    Quero plantar em São Francisco de Paula – RS, pois alem de gostar de comer quero ver se a região é propícia a este plantio.

  3. Katarina diz:

    Qual mês devo semear? Tenho aqui uns rebentos já crescidos de 15 centímetros e não sei se o tempo (mês) é favorável .e o espaço de um para o outro deve ser de quanto na hora de muda los desde já agradeço a resposta .

    • Seruda diz:

      Olá, vai depender da zona de encontra, mas a regra é simples deve plantar na fase lunar de quarto crescente, quando já tiver passado a época do frio e geadas, para não queimar a planta. Será uma planta rasteira com pouca manutenção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s