Abelhas na varanda

Desde que as favas, amendoeira e recentemente a nectarina, como plantas selvagens na varanda, floresceram…que tenho visitas regulares, sejam de pequenos a grandes voadores.

Quem de manha, marca sempre o ponto antes do meio dia é um Abelhão preto, grande, peludo e com asas num tom azul metalizado.Passeia pelas flores das favas com mais insistência, depois lá saltita pelas últimas flores da amendoeira e depois vai pesquisar as flores da nectarina. Acho que é Bombus atratus mas não tenho certeza.O certo é que faz frente à minha gata, como quase assisti a um duelo. Mas chamei-a para não perturbar o trabalho dele, e prevenir uma ferroada… é também um pouco trapalhão a poisar e quase que parece que não aguenta o peso dele.

Outra visita que costuma vir mais pela parte da tarde e adora visitar a nectarina, é outro Abelhão (Bombus Terretris)  com riscas amarelas e cinzentas, grande e peluda também.Vêm sempre carregado de duas bolsas de polém nas patas traseiras. É mais cauteloso e mais agil quando procura as flores.

Mais sobre ele ver  http://en.wikipedia.org/wiki/Bombus_terrestris

Recentemente apareceu nas flores da laranjeira, uma abelha mais pequena, e cheia de destreza…só a consegui apanhar de surra! E costas voltadas para mim, não consegui vê-la muito bem, mas parecia ser uma Apis mellifera, a Abelha europeia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Apis_mellifera

Noto que cada dia que passa vai chegando mais vida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s