1ª colheita Favas

Após serem plantadas no final do ano passado, por experiência, espalhei algumas sementes de favas, por todos os vasos, a ideia principal era meramente para adubar a terra. Mas têm estado a correr tão bem, que acabei por ve-las a crescer, der flor, ser polinizadas, ganhar bainhas, esperar pacientemente e hoje fiz a primeira colheita. Soube muito bem, pois foi transformado no meu almoço, directamente do vaso para o prato! Aprendi, que a planta da Fava:

– é  resistente;

– desenvolve-se bem num vaso com 20cm de altura;

– precisa de bastante água;

– as maiores bainhas de favas são aquelas que apanham mais sol;

Quando as plantei, plantei juntamente várias plantas para fazer uma cobertura verde, o que não incomodou as favas, pelo contrario até ajudou a manter a superfície mais húmida, visto que precisam de muita água, em especial quando têm as bainhas a formar, apesar, de que a minha mãe disse, que não se devia por nessa altura muita água, porque criaria mais rama, que bainha…o certo é que como estamos atravessar um período de grande seca, só agora é que se sente mais chuva, tive que rega-las  dia sim dia não….e tive quase quase a perde-las…mas resistiram e tenho favas.

Curioso foi também a reacção das pessoas, que conhecem a planta, verem as bainhas penduradas, num beiral de uma varanda…

Bem resumindo favas em vaso na varanda, é possível🙂

Este slideshow necessita de JavaScript.

2 thoughts on “1ª colheita Favas

  1. Ana Beatriz diz:

    Quando você sabe que elas estão prontas para a colheita? É pelo tempo? As bainhas ficam secas? Obrigada.

    • Seruda diz:

      As favas podem ser colhidas a gosto, ou seja… Se quiser fazer esparregado de fava pode colher as vagens novas, ou seja em que a fava ainda está em formação, se quiser saborear a fava ja formada colher a vagem que ao toque sente-se alguma firmeza. Claro quanto mais tempo deixar-mos a fava amadurecer, mais dura ficará. Se quiser guardar algumas para semente, escolha a planta mais saudável para passar bons genes, e deixe secar a planta, e colha as sementes como se fosse feijão seco, tal e qual.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s